2016-01-14

Quem faz o Brasil são os brasileiros

  
  Certa vez um texto me chamou a atenção, do autor Antônio Celso Nogueira Leiria, Justiça Lava a Jato. Como o título do texto sugere, falava sobre corrupção e tudo o que vem ocorrendo na política brasileira. O que me chamou atenção e me trouxe profunda discórdia, foi a afirmação veemente de que os culpados por tudo o que os agentes públicos fazem é a população votante. Levava-me a interpretar como se o povo brasileiro merecesse passar por tudo o que passa nos termos políticos, por toda essa crise causada pela corrupção. Apesar dessa afirmação revoltante, o texto é bem rico e possui bons argumentos.


 A população brasileira, pelo menos a meu ver, se preocupa com o futuro do país e ao ir as urnas procura um voto consciente. Está cada vez mais difícil para o povo brasileiro, infelizmente, ter boas opções de políticos honestos que realmente não irão se corromper no futuro. Mas o que fazer nesse momento? Votar em branco e deixar de exercer a democracia? Não acredito que essa seja a solução, acredito que precisamos começar a mudar a forma de ver a política. Nem todo político é corrupto, ou pelo menos deveríamos acreditar nisso. 


 Deve existir um modo de sair desse mar de corrupção que devasta o país. A população brasileira tem que demonstrar sua indignação com tudo o que está ocorrendo no país, tem que realmente saber o que está acontecendo. O que os deputados, senadores, prefeitos ou a presidenta resolvem; qual o caminho que eles seguem; o que realmente é verdade. Não ser influenciado pelas grandes mídias é realmente difícil, mas penso que é esse o caminho, tentar realmente ver todos os lados dessa história. Lembrar que nem tudo o que vira noticia realmente aconteceu, ou se aconteceu talvez nem seja da forma como chega a nós. 


 Como já falei em um post a algum tempo, a corrupção está dentro de todos, cabe a nós escolhermos o lado que queremos seguir, a parte de nós que queremos aflorar. A corrupção ou a honestidade? Antes de julgarmos devemos reconhecer nossas próprias ações, para que no futuro não leiamos textos como o de Antônio culpando-nos por atos corruptos de políticos; ou se lermos que possamos nos defender. Podemos fazer um Brasil melhor, devemos acreditar!

Jesse Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário