2016-01-23

Mein Kampf



 "Mein Kampf", Minha Luta! Palavras fortes que levam ao título do temido livro de Adolf Hitler. Particularmente, a partir do momento que passei a estudar a Segunda Grande Guerra, tive vontade de ler o livro do Fuher. Não que eu seja a favor de todo o horror que ele causou, porém é uma parte da história que muito me interessa. Tenho vontade de saber o lado dele para tudo isso. Ao começar a ler o livro, me deparei com uma citação que muito me impressionou pelo uso das palavras: "Aprender história quer dizer procurar e encontrar as forças que conduzem às causas das ações que vemos como acontecimentos históricos. A arte da leitura como da instrução consiste nisso: conservar o essencial, esquecer o dispensável.". E essa citação me trás justamente para a vontade de saber "a causa das ações que vemos como acontecimentos históricos", saber o que motivou Hitler, quais seus medos e suas fraquezas, por onde ele começou. 

 Para uma simples brasileira amante de história é fácil, ou pelo menos com uma carga emocional menor, ler Minha Luta. Parando para pensar no povo alemão, que tanto se envergonha desse lado histórico, deve ser doloroso. Deve ser como reviver a pior e mais terrível parte de sua vida, trazer à tona ferida já estancada, sangrar novamente. Quando soube que estavam relançando o livro na Alemanha fiquei curiosa para ver a reação do povo alemão. Afinal, durante os últimos 70 anos que precederam a segunda grande guerra, o nome de Adolf não era falado, a suástica era terminantemente proibida, assim como qualquer manifestação que lembrasse daqueles tempos. Sempre defendi que o povo alemão não deve ter vergonha de seu passado, a Alemanha foi severamente punida na primeira guerra e tudo o que Hitler fez, por incrível que pareça, foi por amor à nação. 

 Aos alemães, judeus, está na hora de levantar a cabeça, estancar as feridas e pensar em um futuro melhor. A Alemanha hoje é um exemplo a todos os países, principalmente em cidadania, como provou ao abrigar o maior número de refugiados possível. Por mais doloroso que seja, será rico para a história ler "Mein Kampf", e acredito que a dor está ai para mostrar qual caminho seguir. A dor serve para que o horror não se repita, para que ninguém se espelhe em Hitler e queira agir como ele. Se a dor e a raiva são maiores que a vontade de entender o motivo para tudo o que ocorreu, não leia, não compre, não tenha contato com o livro, porém aceite a seu relançamento. Será doloroso, mas servirá para entender e não repetir os erros do passado.

Jesse Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário