2017-02-09

Entrevistas de Verão 2017 #ChicoGarcia


Trago-vos agora a primeira entrevista da serie com o jornalista e escritor Chico Garcia. Chico é uma pessoa que sem dúvida nos inspira como pessoa, como profissional, e poder  iniciar a essa temporada com essa entrevista nos deixa com extrema alegria.




A entrevista foca-se no seu lado quanto a escritor do blog Crônicas do Chico Garcia e o seu verdadeiro fascínio por tentar entender o fantástico universo feminino.
 
Chico Garcia

Para começar faz-nos uma pequena introdução sobre quem és e o que fazes.
 Meu nome é Francisco Garcia Borges, mas as pessoas me conhecem por Chico Garcia. Sou jornalista, pós graduado em Jornalismo Esportivo e árbitro de futebol formado pela FGF. Atualmente trabalho na TV Bandeirantes de São Paulo como repórter e comentarista diário do Jogo Aberto e quinzenal do Terceiro Tempo.

 Quando começou o teu interesse por jornalismo em geral? E quando você se deu conta de que queria escrever crônicas e que elas fazem sucesso?
  Meu interesse veio tarde. Depois de eu ter sido reprovado em vários vestibulares para Direito, um amigo me recomendou a comunicação. Eu fiz um vestibular e passei. A partir dali comecei a descobrir a profissão, pois até então não tinha muita ideia de como as coisas funcionavam. Acho que me dei conta de escrever quando descobri que precisava fazer algo que gostava nas horas vagas. O sucesso foi muito por acaso.

 Porque a necessidade de criar um blog para suas crônicas, e não escrever diretamente um livro?
  Primeiro porque elas inicialmente eram para uma realização pessoal, depois eu queria que as pessoas tivessem acesso às minhas ideias. O livro sempre foi um objetivo, mas só queria publica-lo quando o projeto estivesse consolidado. É o próximo passo.

A ideia de gravar os vídeos foi algo natural ou as pessoas começaram a pedir? Você acredita que os vídeos fizeram ganhar maior notoriedade com o blog?
  Eu sempre quis fazer crônicas faladas. Aproveitar minha veia comunicativa e falar a respeito dos assuntos. Comecei com alguns vídeos, selfies no carro e de repente o pessoal começou a gostar muito. Acredito que foram os grandes propulsores do Blog, especialmente o Mulheres de Moletom que atingiu 5 milhões de views e mais de 120 mil compartilhamentos no facebook. Isso é muita coisa.

Como foi que você se deu conta ou soube que entendia o universo feminino e que iria escrever sobre a visão das mulheres?
  Não existiu um momento definitivo e não acho que entenda o universo feminino. Eu sou observador, curioso e digamos ousado, pois tento me imaginar com o olhar delas. Normalmente dá certo. Aí comecei a me arriscar mais, fui tendo feedback positivo e foi embora.
O que te inspira? Quanto de verdade tem nos seus textos e quanto de você tem no que escreve?
Tem muita verdade. Tem muito de mim. Às vezes troco situações, personagens, até o gênero, mas quase sempre são histórias minhas, ou de pessoas próximas. Pode ser que eu invente alguma coisa, mas normalmente é baseado no que vi e vivi. Tudo me inspira. Uma música, um cenário, uma história, um relato. Eu aproveito tudo.

A gente sabe que os sarais foram um sucesso pensa em retoma - Los em algum momento? Como foi que surgiu a ideia do sarau.
 O sarau é um projeto maravilhoso que pretendo fazê-lo novamente mas agora só com o livro. Preciso oferecer mais pela expectativa criada. Eu quero fazer muitos, viajar pelo Brasil falando de amor. Esse é meu sonho. Surgiu da forma mais inusitada. Estávamos eu e a minha irma em um bar de Porto Alegre (onde foi realizado o primeiro) e ela disse: "que tal a gente fazer um Sarau?" A gente nem sabia o que fazer mas sabia que era esse o nome e que queríamos reunir pessoas pra falar sobre as crônicas. Até que ela disse: "e se fizermos aqui?" Chamamos o dono e armamos tudo.

Outro dia eu li que você disse que não assiste  televisão com frequência. Qual é a sua relação com os livros? Que tipo de literatura te agrada? Tem alguma crônica sua inspirada em algum livro que você leu?
  Pois é, a TV aberta me atrai cada vez menos, tenho assistido muitas séries e os seriados sempre me inspiraram, tanto que aparecem como referências em inúmeras crônicas. Livros eu sou muito eclético, como música. Simpatizo, leio. Gosto muito de ler sobre história, biografias e agora tô lendo um do Nicholas Sparks. Já li Harry Potter, enfim, leitura sempre é válida.

Com seus textos acabou que gerou entre suas leitoras uma grande expectativa do Chico Garcia é "O Cara" com as mulheres. Isso é verdade? Como é o assédio feminino com você, e como você lida com isso?
 Ah eu acho normal, hoje vivemos um momento difícil de relacionamentos descartáveis, então uma pessoa que chame atenção para o amor, para os bons sentimentos e relações duradouras, naturalmente vai chamar atenção. Mas é o personagem que encanta, tenho noção disso. Embora ali sejam todas as minhas ideias e tudo que realmente penso, eu sirvo como u porta voz. Não aparecem meus defeitos e tenho muitos. Sou normal, já casei, separei, errei e isso até aparece nos textos, mas de uma forma romantizada. A realidade é bem diferente. Sobre assédio, eu sou muito tranquilo, faz parte da profissão e acho que é reconhecimento pelo trabalho. É bom ser querido.

 A Gente sabe que no meio do esporte ainda há imenso preconceito apesar da evolução você acha que existe certo "pré-conceito" com você ja que você se expõe como um cara sensível? Como seus colegas de trabalho lidam com isso?
 Hahahah muito é difícil pra eles entenderem que no meio do futebol, tão machista, eu prefira a poesia, falar de uma forma mais suave. O Denílson e o Ronaldo, por exemplo, são ex-jogadores, clima de vestiário não aceita isso. Então eu sofro muito com a zoeira, mas levo na boa, a parte, eu tenho ciência de que minha conduta é diferente pra um programa esportivo.

Nos seus vídeos tinha o café de segunda, o sofá de quarta, e o encontro de sexta, como que surgiram esses temas? As crônicas eram escolhidas como?
 Na verdade eram quadros pra fidelizar o meu público. Não tinha critério, inicialmente era pra ser algo leve na segunda, algo mais intenso na quarta e algo picante na sexta. Infelizmente o tempo ficou escasso, é preciso muita disciplina pra fazer isso com retorno zero.

Um jogo rápido em uma palavra
Uma cor: azul
Um amor: jornalismo
 Uma saudade: família
Paulista ou Gaúcho: gaúcho
Mulher de salto ou de moletom: moletom
Chico Garcia por Chico Garcia: Um cara muito simples, que se satisfaz com pouco, que só quer paz no coração e sorrir, especialmente se a família estiver bem.

Pra finalizar qual a sua mensagem pra quem pensa em ser escritor ou jornalista ou as duas coisas.
São duas profissões complicadas, porém apaixonantes. E como a gente que tem a vocação pra qualquer uma delas não saber ser feliz sem fazer o que ama, tem que seguir em frente. É o único jeito. E o mais gostoso também.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Chico é uma das pessoas mais simples e simpáticas que tive o prazer de encontrar na internet nos últimos anos, adoramos sempre o seu olhar sobre o trabalho e forma com ele gere tudo é igualmente fantástica para que não o conheça pode encontra-lo nas redes sociais twitter,facebook, instagram, ou ainda Crônicas do Chico.

Admiração J&J

Nenhum comentário:

Postar um comentário