2016-02-10

Heróis ou vilões?


 Após tanto pensar sobre o que escrever hoje, resolvi escrever sobre os injustiçados, perseguidos, aclamados, e por que não, heróis. Estou falando dos goleiros, que tem uma responsabilidade enorme dentro de uma equipe. Um goleiro tem que estar preparado para passar confiança a sua equipe. O goleiro também deve orientar o posicionamento de seus defensores, em bolas paradas, que trazem mais perigo ao gol. Eles, normalmente, são os primeiros a chegar e os últimos a saírem dos treinos, treinos estes que tendem a ser mais pesado que o dos outros jogadores.


 Assistindo programas esportivos, vi uma entrevista do goleiro Fernando Prass que realmente descrevia o que eu já havia percebido sobre os goleiros e zagueiros.  Fernando disse: "(...) Na frente, tu erra uma, duas, três, faz uma, e tu, entre aspas, apaga. Lá atrás é ao contrário. Chegam 50 bolas e tem que acertar 50. Se errarmos uma, vamos ser culpados. (...)". Os goleiros passam de heróis a perseguidos em segundos, em um lance, eles são extremamente cobrados para não errar. Qualquer falha em um momento decisivo pode colocar toda uma campanha a perder. A torcida dificilmente lembra de um grande goleiro que fez história em seu clube, porém se ele errou em um momento crucial será eternamente lembrado e cobrado. O peso em cima dos goleiros e também dos zagueiros é muito grande, pois, assim como o Prass falou, você não pode errar. 


 Se pararmos para ver o jogo da perspectiva de um defensor, veremos o quão grande é sua responsabilidade e a pressão exercida sobre ele. Todo mundo erra alguma vez na vida, temos que ser mais cautelosos ao julgarmos os erros, ou melhor, não devemos julgá-los. Então, queria terminar por aqui dizendo para não explodirem no momento da raiva e saírem jogando toda a culpa por uma derrota em cima de um goleiro ou zagueiro. Sejamos mais cautelosos e se eles erraram merecem é o nosso apoio para melhorarem, para futuramente se tornarem heróis.


 Esse é apenas um desabafo de uma zagueira e acima de tudo torcedora e apaixonada por futebol. Viva aos goleiros e zagueiros! 


Jesse Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário