2015-11-27

Legado brasileiro


  O povo brasileiro é conhecido por sua paixão pelos esportes, principalmente o futebol. Essa paixão se intensifica quando o Brasil é sede dos grandes eventos esportivos. Desde que ficou decidido que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014 e, posteriormente, as Olimpíadas de 2016, o povo brasileiro criou uma expectativa. Estádios foram construídos ou reformados, aeroportos e ruas também, para a Copa de 2014. Muito dinheiro público foi gasto nesse processo. 

  Tudo, durante a copa, correu bem, ou pelo menos é isso que dizem. Apesar do vexame em casa da seleção brasileira, foi um grande evento, com jogos inesquecíveis. Pensando na infra-estrutura, ela parecia funcionar na copa, os estádios ofereciam segurança, os aeroportos funcionaram, as concentrações das seleções eram bem equipadas... Para tudo isso acontecer, dinheiro público foi gasto, foram várias e extensas obras de construção e reforma dos estádios. Ai está uma das polêmicas, pois um país que tem muitos estádios como o Brasil não precisava construir outros. O estádio Mané Garrincha é um deles, pois foi construído e acabou sem serventia após a copa. Uma grande "Vila Olímpica" está sendo construída no Rio de Janeiro, ou seja, mais dinheiro público gasto. 

  Acredito que é importante, para o Brasil, sediar esses grandes eventos esportivos, porém deveriam criar estratégias para reduzir os gastos desse processo. Aproveitar a infra-estrutura que o Brasil já apresenta, investir para melhorá-la ao invés de começar do zero. Apesar de todos esses desperdícios de dinheiro público e, por que não, de tempo, a copa do mundo deixou um legado positivo para o Brasil. Percebemos que somos capazes de sediar um grande evento. Espero que esse legado se repita nas Olimpíadas de 2016 e em todos os eventos que o Brasil venha a promover.

Jesse Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário