2015-10-31

O meu problema com conclusões

     

     Um texto bem feito é aquele que começa e termina de forma magnífica. Uma introdução boa, precisa de um desenvolvimento e de uma conclusão a altura, assim como um desenvolvimento ótimo necessita de boa introdução...etc. O meu problema começa no fim, na temida conclusão. E, além disso, todas as professoras que eu conheço alegam que essa é a parte mais importante. Isso só serve pra agravar meu problema com ela, a conclusão. 

      Mais um texto devolvido com a recomendação que a conclusão seja revista, refeita. E não! Não adianta, leitor, colocar o título baseado no desvio feito na conclusão. Por mais que você tente, o desvio será percebido e o pior: ele não será perdoado. E ai, leitor, você não tem um, mas sim dois problemas. Você terá que refazer aquele parágrafo conclusório e ainda pensar em um título. Porque o título também é importante, ele tem que chamar atenção para que as pessoas sintam vontade de ler seu texto. E a conclusão será o fechamento com chave de ouro, em poucas linhas você tem que convencer o leitor a talvez reler o texto, tem que o fazer concordar ou discordar de você, mas principalmente entender seu ponto de vista. Eu sempre penso que a última frase deve ser impactante e é procurando essa frase impactante que eu "estrago" a maioria de meus textos.

    Queria que Fernando Pessoa estivesse certo quando diz, na sua frase que agora é a mais conhecida: "Não me venha com conclusões, a única conclusão é morrer". Pois se essa é uma verdade eu não preciso mais me preocupar em escrever conclusões, já que nenhuma delas seria relevante. E poderia entregar meus textos sem medo de que me devolvessem porque eu errei a conclusão...
By Jesse Lopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário