2015-10-28

Feminismo ou falta de informação?



Feminismo é um movimento social, filosófico e politico que tem como objetivo direitos equânimes (iguais).

Tempos remotosMULHERES reprimidas, escravizadas de todas as formas por seus senhores.

1789-Revolução Francesa lema: Igualdade, Fraternidade, Liberdade surge também os primeiros indícios do que hoje é chamado movimento feminismo.

ONU relata que 7 entre 10 mulheres foram ou serão estupradas.

 1791-Revolucionária Olímpia de Gouges proclama direitos iguais entre homens e mulheres, onde declara que toda mulher possui o direito de participar, direta ou indiretamente da formulação de leis e politica em geral. A declaração de Gouges tornou-se mais tarde o símbolo do movimento feminista.
Pesquisa realizada em Londres aponta que 35% dos assassinatos a mulheres são decorrentes de seus parceiros, enquanto que 5% dos assassinatos a homens vêm de suas parceiras.

Qual o objetivo do movimento feminista?
Conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, onde possa garantir a participação da mulher na sociedade de forma igualitária aos homens. O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim á dominação masculina e a estrutura patriarcal, onde acreditam que podem garantir a igualdade de direitos.

Somália 99% das mulheres são mutiladas.

7 de Setembro de 1968 Atlantic City, viu com certeza o maior símbolo da luta pelo diretos das mulheres, a queima dos sutiãs como ficou conhecida, onde o objetivo era a luta contra a visão arbitraria da beleza e opressiva as mulheres devido sua exploração comercial.
Crimes cometidos contra as mulheres são chamados de feminocidios.



BRASIL 25 DE OUTUBRO 2015

ENEM 2015 - Violência contra a Mulher.


Quando acessei minhas redes sociais domingo a tarde me deparei com os mais diferente comentários sobre o tema da redação do ENEM, eu particularmente quando sou que este era o tema fiquei imensamente feliz, não por estar falando de mulheres, mas por ser um tema de cunho social e muito relevante para a sociedade mundial.


Mas ai logo veio a polemica  um tema feminista. Como podemos pensar em feminismo quando vemos dados da ONU, quando ligamos todos os dias a tv e vemos cada vez mais a morte de mulheres por aqueles que deveriam ser os primeiros a defende-las.


 A todos que disseram e continuam a dizer que o tema é feminista, convido-os a pensar um pouco. E se ao ligar a tv amanhã e for sua mãe, sua irmã, sua filha, em um dessas reportagens de assassinato, estrupo, será que ainda assim vai achar feminista a violência contra a mulher?
Estar desinformado não é sinal de burrice, agora deturpar a informação isso sim um sinal enorme de burrice. Como podemos querer um país melhor, nos mesmos não aceitamos melhorar, como é possível no mundo globalizado em que vivemos jovens ainda pensarem como homens das cavernas?



A melhor maneira de conscientizar as pessoas, os jovens sobre qualquer tipo de violência seja ela contra homem, mulher, criança, idoso, é conversando fazendo-nos pensar sobre o assunto, o que não podemos e ficar alienados a problemas que vem desde o inicio da historia. Vemos hoje tanta violência, mas a maior violência que podemos cometer é nos calarmos. Já parou para pensar o que sentiu uma jovem que foi mutilada, estuprada, ou que sofre violência domestica em casa quando viu esse tema? Quando teve que escrever sobre ele?


Lutar contra a violência não quer dizer que sou feminista, lutar contra a violência é um direito e um dever meu como ser humana, eu quero um país mais humano, mais justo tanto pra mulheres quanto pra homens, luto contra a violência masculina também e isso não me faz machista. Torna-me uma pessoa consciente que quer o melhor para o lugar onde vive, para o mundo. Mas isso claro é só a opinião de uma jovem brasileira que quer fazer a diferença no mundo em que vivi.



"Não há melhor arma do que o conhecimento, e não há melhor fonte de conhecimento do que a palavra escrita" - Malala Yousafzai ganhadora do Nobel da Paz 2014.

By: JessOliveira

PS: hoje teremos muitas postagen e interface nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário